Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Assistir jogos da Copa do Mundo no trabalho é permitido?

A legislação não prevê que funcionários parem as atividades para acompanhar os jogos

Publicado por Cleodemir Martins
há 6 anos

A Copa do Mundo está chegando e o clima "verde e amarelo" já começou a invadir as ruas, lojas empresas de diferentes setores. Para a sorte dos torcedores, o primeiro jogo do Brasil acontece no domingo, 17 de junho. No entanto, para o azar também, outras partidas acontecem durante a semana, em horário comercial.

Por não se tratar de um feriado, as empresas não têm obrigação de liberar os empregados. Sendo assim, a alternativa de muitos vai ser acompanhar o mundial no local de trabalho mesmo. Mas paralisar as atividades para isso é permitido?

Segundo o advogado trabalhista Cleodemir Martins, a legislação não prevê que funcionários parem as atividades para acompanhar os jogos, mas as empresas podem fazer um acordo para que a pausa seja compensada posteriormente.

"Isso é mais um questão de acordo entre as partes. Muitos falam em compensação do tempo, por exemplo. No momento do jogo as atividades são paralisadas e depois isso será compensado em algum momento. Informalmente falando, na hora do jogo, de fato, os funcionários vão parar para assistir, então cabe aos empregadores definirem se é viável ou não fazer um acordo", afirma.

O também advogado trabalhista, Rodrigo Melo, destacou que, caso a empresa determine que os funcionários não assistam aos jogos dentro do local de trabalho, quem contrariar está sujeito a advertência ou até mesmo suspensão.

"O funcionário só vai assistir dentro do local de trabalho se a empresa autorizar. Se o empregador disser que não pode assistir aos jogos por algum motivo e o funcionário desrespeitar isso, ele pode ser advertido ou suspenso. Mas estamos pensando em uma situação muito remota, acredito que as empresas não farão isso", destacou Rodrigo.

Publicado originalmente em: https://novo.folhavitoria.com.br/geral/noticia/06/2018/assistir-jogos-da-copa-do-mundo-no-trabalho-e...

  • Sobre o autorAdvocacia preventiva e contenciosa
  • Publicações18
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações425
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assistir-jogos-da-copa-do-mundo-no-trabalho-e-permitido/587546400

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)